A artroscopia é uma intervenção cirúrgica que deve ser realizada em centro cirúrgico. Esta pode ser de 1 ou 2 dias e em muitos casos, em regime ambulatorial, isto é, entra na manhã da cirurgia, em jejum, e sai algumas horas depois. O Cirurgião faz pequenas incisões, que permitem a introdução no interior da articulação do artroscópio, os instrumentos miniaturizados e uma bomba que insufla a articulação graças a um líquido fisiológico.
A artroscopia compreenderá sempre um primeiro tempo de exploração da articulação e um segundo tempo de tratamento das lesões. Os riscos e complicações são os mesmos que acompanham cada ato cirúrgico – hemorragia, infecção, rigidez articular. No entanto, a artroscopia do ombro permite diminuir grandemente as complicações, comparativamente com a cirurgia clássica, que deixa maiores cicatrizes.
O doente é posicionado na mesa operatória conforme a preferência do Cirurgião – de lado com tracção no membro superior a operar ou em posição semi-sentada ( cadeira de praia ). As estruturas a observar são várias, o tendão da longa porção do bíceps, os tendões do manguito rotador, a cápsula e o “labrum”, que são as estruturas ligamentares que amortecem os movimentos do ombro, e a cartilagem das superfícies articulares do úmero e da glenóide (omoplata).
O paciente fica algumas horas na sala de recuperação pós anestésica para observação e controle da dor que é em geral moderada após uma artroscopia do ombro. A alta hospitalar poderá ser no próprio dia ou no seguinte, em função do regime hospitalar em causa (ambulatorial ou não). Durante os primeiros dias após a intervenção, deve repousar o seu ombro com auxílio de uma tipóia, tomar anti-inflamatórios e analgésicos e aplicar localmente gelo pelo menos 3 vezes por dia em períodos de 20 minutos. O curativo deverá ser protegido para evitar molhar-se no banho. O reinício dos movimentos está dependente do seu problema e do tratamento efetuado. O seu Ortopedista e Fisioterapeuta irão dar-lhe todas as orientações necessárias.
O seu ombro será revisto pelo seu cirurgião ao fim de cerca de 7 dias para verificar a cicatriz e eventualmente retirar suturas ou curativos, assegurando-se que tudo vai bem. o tempo de retorno as atividades laborais ou esportivas é dependente da lesão e do tratamento realizado, variando em média 3 a 6 meses. A artroscopia do ombro é uma técnica eficaz, que seguramente permite o diagnóstico e tratamento de certas afecções do seu ombro. É uma intervenção com pós-operatórios particularmente simples, permitindo um retorno rápido à vida quotidiana e esportiva. No entanto, trata-se de uma cirurgia, devendo portanto ser realizada e acompanhada com regras bem definidas.
Dr. Marcus Vinícius, médico ortopedista e traumatologista, formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP em 2010. Neste site, você vai conhecer um pouco mais sobre mim, sobre a minha clínica, sobre os meus serviços e sobre as minhas especialidades.
Sou um médico apaixonado pela ortopedia e pela traumatologia, que busca oferecer um atendimento humanizado, personalizado e de alta qualidade aos meus pacientes. Eu conto com uma equipe de profissionais qualificados e experientes, que utilizam as técnicas mais modernas e eficazes para o diagnóstico e o tratamento das doenças e lesões do sistema musculoesquelético.
Ofereço uma ampla gama de serviços relacionados à ortopedia e à traumatologia, desde consultas, exames, cirurgias, reabilitação e prevenção. Eu atendo pacientes de todas as idades e com diferentes tipos de problemas, como:
Outros traumas do ombro e lesões do cotovelo
Confira abaixo o local de atendimento do Ortopedista Dr. Marcus Vinícius