Dr. Marcus Vinicius

Tendinite e Bursite

Imagem Tendinite e Bursite

Sobre a doença:

A bursite é uma afecção inflamatória aguda ou crônica de uma bursa. Uma bursa é um saco gelatinoso que geralmente contém uma pequena quantidade de líquido sinovial. Uma bursa situa-se entre um tendão e osso ou pele para agir como um amortecedor durante o atrito e facilitar o movimento das estruturas adjacentes. Mais de 150 bursas estão localizadas por todo o corpo humano. Algumas são superficiais e mais vulneráveis; outras são mais profundas e melhor protegidas. Na atenção primária, a bursite apresenta-se mais comumente no joelho e nas bursas subacromial (subdeltoidea) no ombro, trocantérica nos quadris; retrocalcânea no pé e do olecrano no cotovelo.

Sintomas

O quadro clínico da bursite é variável, pois ele depende da bursa afetada e da duração de sintomas. Estudos de imagem geralmente não são exigidos, uma vez que o diagnóstico pode ser realizado com base clínica. Os pacientes com bursite aguda normalmente apresentam queixas de dor localizada no local da bursa, principalmente sob movimento. Pode haver uma história de trauma, atividade ocupacional repetitiva, doença autoimune ou artropatia cristalina.

Infecção pode ocorrer após uma lesão penetrante ou corpo estranho. Se a bursa for superficial, edema (inchaço) e vermelhidão podem ser evidentes. Na bursite secundária ao depósito de cristais, a bursa é, em geral, particularmente eritematosa, dolorida e quente ao toque. A bursite crônica pode durar vários meses e intensificar-se subitamente diversas vezes. A Bursite séptica (infecciosa) é mais comum nas bursas pré-patelar e do olécrano devido à sua posição superficial. Os sintomas sugestivos de bursite séptica incluem eritema local, edema e calor, às vezes, com celulite local.

Diagnóstico

O diagnóstico de uma tendinite e/ou uma bursite requer uma história médica cuidadosa e principalmente um exame físico bem feito. Somente assim podemos avaliar a real condição do paciente e planejar um tratamento específico. Radiografias podem ser úteis para excluir anormalidades ósseas. Deve ser salientado que tendões e bursas não são visíveis em radiografias, no entanto o uso da ultra-sonografia e, mais recentemente da ressonância nuclear magnética trouxeram um auxílio extremamente importante na definição do local e grau da lesão.

Aspiração com agulha do local pode ser necessária para excluir infecção (artrite séptica), ou mesmo gôta. Exames laboratoriais podem ajudar em caso de alguma outra doença de base, como por exemplo, Artrite Reumatóide ou Diabetes, mas normalmente, não são necessários para diagnosticar a maioria dos casos.

Tratamento

O tratamento destas duas condições está baseado na causa em si. O objetivo inicial do tratamento é diminuir e, se possível, inibir a dor. Para isto o repouso articular é base principal, conseguido através do afastamento do fator causal e de atividades que possam levar ao agravamento da lesão. Um adequado aquecimento prévio e cuidar da postura é fundamental.

O uso de “splints” (talas de plástico) na área afetada como imobilização, calor úmido, e outras modalidades de terapia física ajudam na melhoria da dor aguda. Analgésicos simples, ou opióides podem ser empregados, mas regularmente o uso de antiinflamatórios não hormonais são os mais utilizados.

Em casos acentuados, curtos períodos de uso de corticosteróides podem ser necessários ou mesmo a infiltração intra-articular tem sua indicação. A reabilitação física deve ser feita com o objetivo de tirar a dor, mas, sobretudo ela é utilizada como recuperação de amplitude de movimentos e prevenção de recidivas através de exercícios específicos e orientados por profissionais capacitados. Se uma infecção está presente, um antibiótico é necessário. A intervenção cirúrgica de tendinites ou bursites é infreqüente.

Prevenção

Uma vez controlado o ataque agudo, deve ser iniciado o trabalho de prevenção e/ou correção dos fatores causais. Melhora da ergonomia, da qualidade muscular, e principalmente, da auto-estima, são fundamentais no sentido de prevenir novas lesões e/ou recorrências das antigas.

Dr. Marcus Vinícius

Dr. Marcus Vinícius, médico ortopedista e traumatologista, formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP em 2010. Neste site, você vai conhecer um pouco mais sobre mim, sobre a minha clínica, sobre os meus serviços e sobre as minhas especialidades.

Sou um médico apaixonado pela ortopedia e pela traumatologia, que busca oferecer um atendimento humanizado, personalizado e de alta qualidade aos meus pacientes. Eu conto com uma equipe de profissionais qualificados e experientes, que utilizam as técnicas mais modernas e eficazes para o diagnóstico e o tratamento das doenças e lesões do sistema musculoesquelético.

Meus Serviços

Ofereço uma ampla gama de serviços relacionados à ortopedia e à traumatologia, desde consultas, exames, cirurgias, reabilitação e prevenção. Eu atendo pacientes de todas as idades e com diferentes tipos de problemas, como:

Outros traumas do ombro e lesões do cotovelo

Local de Atendimento

Confira abaixo o local de atendimento do Ortopedista Dr. Marcus Vinícius

Procurando um médico ortopedista e traumatologista de confiança?

Entre em contato comigo e agende a sua consulta. Eu estou à sua disposição para tirar as suas dúvidas, esclarecer os seus questionamentos e orientar você sobre o melhor tratamento para o seu caso.

Marcus Vinicius Santos Martins - Doctoralia.com.br
plugins premium WordPress