Artrose do Ombro

Imagem Artrose do Ombro

A artrose, também denominada osteoartrose ou osteoartrite, é definida como degeneração articular, de origem tanto primária (envelhecimento biológico) como secundária. Essa alteração na superfície cartilaginosa, que normalmente deve ser lisa, congruente, bem lubrificada e possibilitar movimentos suaves, gera incongruência, alterações biomecânicas e, consequentemente, dor e limitação dos movimentos.

Dependendo do grau de acometimento do ombro, a artrose pode levar à limitação funcional grave, impedindo, por exemplo, funções habituais como pentear o cabelo, vestir-se ou realizar a higiene pessoal, além de causar dor eventualmente incapacitante. A artrose é a doença articular mais comum, independentemente de etnia ou região geográfica. Pode acometer qualquer articulação do corpo humano, sendo as mais acometidas as articulações dos dedos, quadris, joelhos e coluna. Na população idosa, a artrose glenoumeral pode acometer até 20% dos indivíduos.

Os pacientes com artrose glenoumeral geralmente apresentam queixas referentes a dor e diminuição da função. Estas, muitas vezes, são refratárias a repouso, uso de anti-inflamatórios ou fisioterapia. O interrogatório sobre a doença deve incluir dados sobre o surgimento e a evolução dos sintomas e possíveis fatores desencadeantes (luxações, cirurgia prévia, história de patologia reumática etc.). A artrose causa impacto tanto na função do ombro, de maneira mais específica, como na saúde do paciente em um contexto global, afetando a qualidade de vida.

O diagnóstico é feito com base no exame clínico e auxilio de radiografias, tomografias ou ressonância magnética.

Tratamento não cirúrgico

O tratamento conservador se impõe como forma inicial de abordagem em praticamente todos os casos. Por ser patologia de origem insidiosa, não existe urgência para o ato cirúrgico. Possui algumas particularidades:

Meios físicos:

Calor ou crioterapia apresentam efeitos benéficos em alguns pacientes, porém não existem estudos clínicos controlados que amparem essa prática.

Medicação:

Dependendo da intensidade dos sintomas, pode-se utilizar analgésicos e antiinflamatórios, de maneira isolada ou associada. Corticosteroides injetáveis são outra opção, podendo ser administrados de forma intramuscular ou eventualmente intra-articular, desde que não existam contraindicações clínicas.

Condroprotetores:

Essa classe de drogas tem como objetivo retardar a evolução da osteoartrose. Diacereína e glucosamina apresentam efetividade comprovada no joelho, mas o seu uso no ombro ainda não encontra evidências científicas.

Viscossuplementação:

O uso de injeções intra-articulares contendo ácido hialurônico mostrou-se útil em estudos recentes, reduzindo de maneira estatisticamente significativa os sintomas dolorosos, ainda que por curto período.

Readequação às atividades diárias: deve-se evitar atividades que sobrecarreguem a articulação, esclarecendo o paciente sobre suas limitações.

Fisioterapia:

Tem como principal objetivo melhorar a movimentação e aliviar a dor. Exercícios de alongamento e fortalecimento conseguem, em graus variáveis, liberar aderências capsulares e melhorar a função da musculatura do manguito e dos motores primários, melhorando a biomecânica de uma maneira geral. Os músculos paraescapulares também devem ser trabalhados, já que são fonte frequente de sintomas dolorosos.

Tratamento cirúrgico

O tratamento cirúrgico está indicado em pacientes que apresentem dor e limitação funcional que prejudique as atividades cotidianas, desde que as medidas não operatórias não tenham sido efetivas. Os procedimentos disponíveis na prática atual são descritos a seguir.

Sinovectomia

Indicada nos casos de origem reumatológica, idealmente quando ainda não ocorreu lesão significativa da cartilagem articular. Pode ser realizada por via aberta ou artroscópica.

Artrodese

É indicada, também em caráter de exceção, nos casos de perda irreparável da função do manguito rotador e do deltoide (como após uma lesão de plexo braquial) e nos chamados procedimentos “de salvação”. A fixação, após cruentação da superfície articular, pode ser efetuada de diversas maneiras: placa e parafusos (padrão-ouro), parafusos de maneira isolada ou ainda fixador externo.

Artroscopia

Apesar da artroplastia do ombro ser o tratamento de escolha nos casos de artrose moderada a severa, nem todos os pacientes são candidatos ideais para o procedimento. A artroscopia é, atualmente, um método alternativo, apresentando melhora significativa dos sintomas no pós-operatório precoce e intermediário. Está indicada principalmente em pacientes jovens, quando se deseja protelar a substituição protética, e em pacientes idosos com comorbidades. Apresenta menor risco cirúrgico e pós-operatório mais simples.

Artroplastia parcial

Indicada primariamente nos casos em que não existe acometimento da glenoide. Também pode ser utilizada em pacientes jovens com comprometimento da glenoide, porém com artrose concêntrica (sem subluxação da articulação). Tem como vantagens evitar a complicação mais frequente das artroplastias totais, que é a soltura do componente glenoidal,além de diminuir o tempo cirúrgico.

Artroplastia total

Indicada nos pacientes idosos com acometimento da glenoide e em todos os casos em quem haja artrose excêntrica. Artigos de revisão recentes costumam apontar um resultado clínico mais satisfatório após a realização de uma prótese total, quando comparado à prótese parcial.