A artrose, também chamada de osteoartrose ou osteoartrite, é a degeneração da superfície cartilaginosa de uma articulação. A articulação, que normalmente deve ser congruente, bem lubrificada e com as superfícies lisas, possibilitando movimentos suaves, torna-se doente e incongruente. A artrose nesta articulação diferentemente das demais do corpo humano não se caracteriza tanto pelo desgaste da cartilagem mas sim pela formação de osteófitos periarticulares.
Os homens são mais comumente afetados em uma proporção de cerca de 4: 1. A idade na apresentação inicial é de cerca de 50 anos, mas temos observado uma surpreendente variação de 20 a 65 anos. Uso repetitivo de uma extremidade é um achado comum. Além da predisposição ocupacional, também ocorre naqueles que requerem o uso de muletas ou cadeira de rodas. Os sintomas mais comuns são dor e limitação de movimento( flexão e extensão ) bem como (pronação e supinação ). Sintomas esses que podem não aliviar com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
O diagnóstico é feito com base no exame clínico e auxilio de radiografias, tomografias ou ressonância magnética.
A artrose não tem cura, e todas as medidas empregadas visam evitar a progressão e aliviar os sintomas. O tratamento inicial é o não-cirúrgico. Remédios para dor, como anti-inflamatórios e analgésicos, e fisioterapia são os métodos mais utilizados. Alguns pacientes tem melhora dos sintomas com os chamados condroprotetores, sendo os mais utiliizados a condroitina e a glucosamina. Esses remédios tentam melhorar a qualidade da cartilagem. O tratamento não cirúrgico deve ser tentado por um mínimo de 3 a 6 meses. Em alguns casos individuais, uma injeção intra-articular com corticoides pode ser de valor. A característica mais importante do tratamento inicial é explicar ao paciente a causa e o processo natural da doença, bem como recomendar a modificação da atividade.
Caso o paciente não melhore com a terapia conservadora a cirurgia videoartroscópica pode estar indicada. O princípio desta técnica consiste em limpar a sinovite, remover os corpos livres e fragmentos condrais, liberar a cápsula contraturada e remover os osteófitos que estejam bloqueando a articulação. Nos casos avançados de artrose em pacientes jovens poderá ser indicada a interposição de um tecido entre as superfícies gastas. Atualmente são utilizados para esta técnica fáscia lata da coxa ou tecido de banco de enxerto. A prótese total de cotovelo está indicada nos casos graves de artrose com deformidade articular importante em pacientes de idade com baixa demanda funcional.
Dr. Marcus Vinícius, médico ortopedista e traumatologista, formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP em 2010. Neste site, você vai conhecer um pouco mais sobre mim, sobre a minha clínica, sobre os meus serviços e sobre as minhas especialidades.
Sou um médico apaixonado pela ortopedia e pela traumatologia, que busca oferecer um atendimento humanizado, personalizado e de alta qualidade aos meus pacientes. Eu conto com uma equipe de profissionais qualificados e experientes, que utilizam as técnicas mais modernas e eficazes para o diagnóstico e o tratamento das doenças e lesões do sistema musculoesquelético.
Ofereço uma ampla gama de serviços relacionados à ortopedia e à traumatologia, desde consultas, exames, cirurgias, reabilitação e prevenção. Eu atendo pacientes de todas as idades e com diferentes tipos de problemas, como:
Outros traumas do ombro e lesões do cotovelo
Confira abaixo o local de atendimento do Ortopedista Dr. Marcus Vinícius