O bloqueio do nervo supraescapular (BNSE) é um método eficaz e seguro no tratamento da dor em enfermidades crônicas que acometem o ombro, como lesão irreparável do manguito rotador, artrite reumatoide, tendinite calcária, câncer, sequelas de AVC e capsulite adesiva. A dor no ombro é uma queixa frequente em pacientes idosos, o que leva a uma grande incapacidade funcional e redução na sua qualidade de vida. A prevalência na população geral é de aproximadamente 20%. Esta terapêutica vem sendo cada vez mais utilizada pelos anestesiologistas para analgesia pós-operatória de cirurgias realizadas na região, já que a dor, muito vezes severa, interfere no processo de reabilitação.
Outros profissionais da área da saúde como ortopedistas, reumatologistas, neurologistas e especialistas em dor também se utilizam deste método para o efeito analgésico desejado em seus pacientes. É importante salientar que, nas últimas duas décadas, aumentou-se a aplicação da anestesia regional na prática anestesiológica, no que diz respeito aos bloqueios de nervos periféricos.
O procedimento que pode ser realizado a nível ambulatorial (no consultório médico ) foi descrito, inicialmente, por Wertheim e Rovenstein, em 1941. Eles o aplicaram em pacientes com dor crônica do ombro, ainda que o diagnóstico não tenha sido feito. Afirmaram que a realização se fez necessária como um recurso prévio a manipulação da região afetada e preconizaram a injeção de 5 mL de procaína 2%, associada a 5 mL de uma solução analgésica oleosa diretamente na incisura supraescapular, local onde o nervo supraescapular passa abaixo do ligamento transverso escapular superior. A duração do efeito era de quatro a seis semanas.
Uma das mais frequentes patologias de ombro com indicação para o BNSE é a capsulite adesiva, que é uma síndrome dolorosa caracterizada por limitação dos movimentos ativos e passivos desta articulação em todas as direções, sendo que nenhum bloqueio mecânico possa explicá-la. Como a sensibilidade desta é dada por ramos do nervo supraescapular, justifica-se o emprego do BNSE na terapêutica desta doença.
A cirurgia do ombro tem um potencial reconhecido de cursar com dor importante no pós-operatório. Vários procedimentos têm sido utilizados para analgesia desta articulação, como infiltração articular, subacromial, uso de opioides, bloqueio contínuo interescalênico e o BNSE.
Deve-se lembrar que um único bloqueio tem um curto efeito de duração e pelo fato do nervo supraescapular não ser o único a fornecer ramos sensitivos para a cápsula articular do ombro, a dor pode não ser totalmente eliminada, mas drasticamente diminuída.
Uma patologia sistêmica que acomete a articulação do ombro e que muito se utiliza o BNSE na sua terapêutica é a artrite reumatoide, que se caracteriza por ser uma doença inflamatória crônica, autoimune, de etiologia desconhecida, que leva à deformidade e à destruição das articulações por erosão óssea e cartilaginosa, com diferentes graus de deficiência. Com a progressão da mesma, os pacientes desenvolvem grande incapacidade para as suas atividades de vida diária e profissional.
A dor no ombro hemiplégico é uma frequente queixa após um acidente vascular cerebral, com incidência que varia de 16% a 84% que aumenta o tempo de hospitalização e prejudica intensamente o processo de reabilitação. A causa que leva o surgimento desta dor é ainda inconclusiva e controvérsia. Os sinais e sintomas são similares aos encontrados em um ombro rígido doloroso não hemiplégico. As evidências em condutas terapêuticas neste tipo de algia articular são limitadas. Vários métodos de tratamento são descritos, desde fisioterapia a infiltração articular até mais recentemente o BNSE, que passou a ser mais uma opção no tratamento destes pacientes.
Dr. Marcus Vinícius, médico ortopedista e traumatologista, formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP em 2010. Neste site, você vai conhecer um pouco mais sobre mim, sobre a minha clínica, sobre os meus serviços e sobre as minhas especialidades.
Sou um médico apaixonado pela ortopedia e pela traumatologia, que busca oferecer um atendimento humanizado, personalizado e de alta qualidade aos meus pacientes. Eu conto com uma equipe de profissionais qualificados e experientes, que utilizam as técnicas mais modernas e eficazes para o diagnóstico e o tratamento das doenças e lesões do sistema musculoesquelético.
Ofereço uma ampla gama de serviços relacionados à ortopedia e à traumatologia, desde consultas, exames, cirurgias, reabilitação e prevenção. Eu atendo pacientes de todas as idades e com diferentes tipos de problemas, como:
Outros traumas do ombro e lesões do cotovelo
Confira abaixo o local de atendimento do Ortopedista Dr. Marcus Vinícius